Misericórdia de Barcelos vai lançar Unidade de Cuidados Continuados

Duzentas pessoas participaram nas I Jornadas da Saúde sob o tema “A criança… O idoso… O doente… Passado, presente e futuro”, promovidas pela Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, marcadas pelo anúncio de uma unidade de cuidados continuados.
Na Misericórdia de Barcelos existe um grupo de profissionais, que prima pela excelência e o rigor no trabalho que agora foram mostrados, seja na enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia, entre outros.


Para o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, António Pedras, com a futura Unidade de Cuidados Continuados dentro da rede de saúde e que, quando as instalações do Hospital de Barcelos forem devolvidas à Misericórdia, “ganhará força um cluster da saúde”.

Susana Pinto abordou formas de prevenção da saúde mental desde a primeira infância, como por exemplo a massagem infantil. Maria Estrela Dias, que partilhou a sua experiência como profissional na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde salientou a importância do enfermeiro na geriatria, por este ser o profissional de saúde que conhece as necessidades do idoso.

Um dos momentos altos foi aquando a abordagem do tema “Testamento Vital” pelo Dr. Miguel Leão, médico especialista em Neuropediatria e Genética Médica, que fez uma análise ética e jurídica, reforçando a ideia de que é necessário encontrar legislação clara e sem problemas éticos.

Numa vertente religiosa, o Prior de Barcelos, Mons. Abílio Cardoso, revelou a importância da espiritualidade nos doentes terminais e o papel fundamental dos psicólogos clínicos nos cuidados paliativos. No sábado, Isabel Torres, médica especialista em Endocrinologia centrou a sua intervenção na “Diabetes Mellitus”, sobre os cuidados a ter.

A enfermeira-chefe da ARS Norte, Maria do Carmo Ferreira, centrou a sua intervenção na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, referindo que a Misericórdia será futuramente uma parceira. Revelou dados sobre a rede e o seu funcionamento. Adélio Miranda fez uma abordagem histórica à área da saúde na Misericórdia.

28-06-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário