Centro Escolar de Barqueiros no centro das atenções...

A entrada em funcionamento do Centro Escolar de Barqueiros foi pretexto para o suplemento especial que o ‘Correio do Minho’ publicou ontem. A Direcção do Agrupamento de Escolas Abel Varzim providenciou para que fosse distribuído um exemplar do jornal a todos os alunos, docentes e assistentes operacionais.


Este trabalho jornalístico mostra à comunidade as condições e métodos de trabalho do primeiro centro escolar a abrir portas no concelho de Barcelos, mas também dos projectos mais relevantes que estão em curso em todo o agrupamento, com ênfase na escola-sede, a EB 2,3 Abel Varzim.

“Este trabalho mostra à comunidade que o investimento que a autarquia fez naquele centro escolar é significativo e vai contribuir para a melhoria do sucesso educativo dos nossos alunos”, refere a propósito a directora do agrupamento.

Conceição Lamela não esconde a expectativa de que este novo centro escolar vai certamente despertar interesse não só nas pessoas abrangidas pelo agrupamento, mas também nas que residem em freguesias vizinhas. Excelentes condições, vão levar certamente ao aumento da procura.

Centro Escolar serve comunidade muito heterogénea

No dia em que foi editado este suplemento sobre o Centro Escolar de Barqueiros, a directora do Agrupamento Abel Varzim aproveita para destacar, mais uma vez, o trabalho que tem sido desenvolvido por este estabelecimento de ensino em particular: “Barqueiros é um estabelecimento de ensino que tem tido uma dinâmica bastante interessante, sendo de realçar que serve uma comunidade manifestamente complexa no sentido de que tem uma heterogeneidade muito grande de alunos nas suas turmas”, refere Conceição Lamela, sublinhando assim o facto de que neste centro escolar estudam meninas e meninos oriundas de faixas económicas e sociais muito diversificadas.


Conceição Lamela recorda que o Centro Escolar de Barqueiros serve, por exemplo, um conjunto de alunos da comunidade cigana “que querem da escola uma atenção redobrada no sentido de corresponder às suas necessidades e às suas condições culturais. Nunca podemos esquecer a dimensão cultural daquela comunidade”.

Respostas para as necessidades especiais dos alunos

Este é também um centro escolar que serve um conjunto significativo de alunos com necessidades educativas especiais (NEE). “Todos os anos, temos tido em Barqueiros alunos com NEE com diferentes tipos de características que exigem da escola uma resposta educativa diferenciada”, refere, explicando que a escola tem tido sempre um docente de educação especial e um docente para apoio educativo.


Há também apoio permanente por parte de duas psicólogas e também terapias, nomeadamente da fala e ocupacional. Estes técnicos são colocados ao abrigo de protocolos celebrados com outras entidades, nomeadamente com a Câmara de Barcelos, através da EMEC (psicólogas), e com a APACI (terapeutas), com o patrocínio da DREN.

“Temos procurado dar uma resposta educativa diferenciada para a comunidade que o estabelecimento escolar serve e que é também ela uma comunidade muito heterogénea com necessidades muito específicas”, explica a directora do Agrupamento Abel Varzim.

Projecto envolve alunos na preservação do património

Um dos projectos que tem vindo a ser desenvolvido com bastante sucesso pelo Agrupamento de Escolas Abel Varzim está relacionado com a preservação e divulgação do património do concelho de Barcelos.
No âmbito deste projecto, o agrupamento “tem vindo a produzir alguns materiais que podem ser vistos como recordações ou registos de aspectos relacionados com o património cultural do concelho”, explica a directora, Conceição Lamela.


No primeiro ano do projecto foram criadas t-shirts com desenhos feitos pelos alunos. “Os alunos escolheram e desenharam um monumento do concelho e o desenho foi depois estampado na t-shirt. Foi muito engraçado porque a maioria optou por retratar algum monumento da sua freguesia, ou seja, acabou por divulgar o património da sua localidade”, recorda Conceição Lamela, realçando que este projecto só tem sido possível concretizar devido ao apoio que recebe da câmara municipal.

No ano passado, os alunos produziram ‘galianas’. A directora explica: “os alunos pegaram nas famosas ‘havaianas’ e recriaram-nas com alguns elementos do património do concelho. Muitos optaram pelo galo de Barcelos, daí o ‘galianas’”.

Para este ano, o desafio já está lançado: cada estabelecimento de ensino e cada turma da escola-sede deverá criar de forma original um ‘arco de romaria’. O resultado do projecto deste ano poderá ser apreciado lá para o mês de Maio, num espaço público da cidade de Barcelos.
Conceição Lamela sublinha que este projecto incentiva os alunos a criarem gosto pelo património e pela cultura do seu concelho, sendo também uma forma de mostrar para o exterior um pouco daquilo que se produz nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Abel Varzim.

Biblioteca muito dinâmica

Ainda no rescaldo da publicação do suplemento dedicado ao Centro Escolar de Barqueiros e respectivo agrupamento, a directora destaca o impacto e o “papel preponderante” que a Biblioteca da EB 2,3 Abel Varzim tem tido na comunidade.


“A nossa Biblioteca tem tido uma dinâmica muito interessante em actividades de articulação entre ciclos. Promove actividades que envolvem alunos desde o pré-escolar, aos 1.º, 2.º e 3.º ciclos”, explica Conceição Lamela, realçando que essas actividades tanto implicam a deslocação dos alunos dos diversos estabelecimentos de ensino para a Biblioteca localizada na escola-sede, como a ida da equipa da Biblioteca escolar às outras escolas. “A Biblioteca tem tido uma actividade muito enriquecedora e muito positiva para os alunos”, remata.

Painel de azulejo presta homenagem ao patrono

Quem visita a EB 2,3 Abel Varzim não pode deixar de apreciar um painel de azulejos que figura numa das fachadas da escola. “É um painel que foi criado em memória do nosso patrono e que se pretende também representativo da escola e do agrupamento”, explica Conceição Lamela.

O painel foi inaugurado no dia 29 de Abril de 2004, dia de aniversário da escola. “O ‘dia da escola’ coincide com o dia de nascimento do nosso patrono, o padre Abel Varzim, uma figura de destaque a nível nacional que nasceu numa das freguesias de abrangência do nosso agrupamento, Cristelo”, explica a directora.

Nesse ano de 2004, além da afixação do painel, o ‘dia da escola’ ficou também marcado pela inauguração da Biblioteca da escola-sede como elemento da Rede de Biblioteca Escolares.
O painel foi desenhado por um docente que também elaborou a sua memória descritiva, pois todos os elementos ali presentes têm um significado.

Destaque para a parte superior dos azulejos, onde surge a figura do padre Abel Varzim que parece estar a vislumbrar o futuro. “Entendemos que a escola é isso mesmo: o vislumbrar o futuro para as nossas crianças”, explica a directora.

A produção propriamente dita do painel encerra em si uma história interessante. Foram os alunos, sobretudo do pré-escolar, que realizaram os desenhos a partir dos quais foi feita uma composição gráfica que resultou na imagem final que hoje pode ser apreciada.
A produção em azulejo foi obra dos docentes, no âmbito de um workshop de azulejo, recorda a directora que também lá colocou a sua marca, ou seja, também desenhou um dos muitos elementos que integram esta obra.

01-11-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário